Ezequiel - Capítulo 33
1. E VEIO a palavra de Jehovah a mim, dizendo,
2. Filho do homem, falia aos filhos de teu povo, e dize lhes, quando eu trouxer espada sobre a terra, e o povo da terra tomar hum varão de seus termos, e o puzer por sua atalaia:
3. E elle vir que a espada vem sobre a terra, e tocar a trombeta, e avisar ao povo.
4. E aquelle que ouve o som da trombeda, bem ouve, mas não se dá por havisado, e a espada vier, e o tomar, seu sangue será sobre sua cabeça.
5. Ouvio o som da trombeta, e não se deu por havisado, seu sangue será sobre elle: mas o que se dá por havisado, salvará sua vida.
6. Porem quando a atalaia vir que a espada vem, e não tocar a trombeta, e o povo não for havisado; e a espada vier, e delle tomar alma alguma: o tal em sua maldade bem foi tomado, porem seu sangue demandarei da mão da atalaia.
7. A ti pois, ó filho do homem, por atalaia te puz sobre a casa de Israel: pelo que ouvirás a palavra de minha boca, e os havisaras de minha parte.
8. Dizendo eu pois ao impio; ó impio, certamente morrerás; e tu lhe não fallares, para dissuadirao impio de seu caminho, aquelle impio morrerá em sua maldade, porem seu sangue demandarei de tua mão.
9. Mas quando tu dissuadires ao impio de seu caminho, para que se converta delle, e elle não se converter de seu caminho: elle morrerá em sua maldade; porem tu fizeste escapar tua alma.
10. Pelo que tu, ó filho do homem, dize a a casa de Israel, assim vosoutros fallais, dizendo, pois que nossas prevaricações e nossos peccados estão sobre nosoutros, e nos desfalecemos nelles; como então viviriamos?
11. Dize-lhes, vivo eu, diz o Senhor Jehovah, que não tenho prazer na morte do impio, mas que o impio se converta de seu caminho, e viva: convertei-vos, convertei-vos de vossos maos caminhos, pois por que razão morrerieis, ó casa de Israel?
12. Assim que tu, ó filho do homem, dize aos filhos de teu povo, a justiça do justo não o fará escapar no dia de sua prevaricação; e quanto á impiedade do impio, não cahirá por ella, no dia em que se converter de sua impiedade: nem o justo por ella poderá viver, no dia em que peccar.
13. Quando eu dizer ao justo, que certamente viverá, e elle confiar em sua justiça, e fizer iniquidade: de todas suas justiças não haverá memoria; mas em sua iniquidade que faz, nella morrerá.
14. Quando en tambem dizer ao impio, certamente morrerás, e elle se converter de seu peccado, e fizer juizo e justiça;
15. O impio restituindo o penhor, pagando o furtado, andando nos estatutos da vida, e não fazendo iniquidade; certamente viverá, não morrerá.
16. De todos seus peccados com que peccou, não haverá memoria contra elle: juizo e justiça fez, certamente viverá.
17. Ainda dizem os filhos de teu povo, não he recto o caminho do Senhor; não sendo recto seu proprio caminho delles.
18. Desviando-se o justo de sua justiça, e fazendo iniquidade, morrerá nella.
19. E convertendo-se o impio de sua impiedade, e fazendo juizo e justiça; elle viverá nelles.
20. Ainda dizeis, não he recto o caminho do Senhor: julgar-vos-hei a cada qual conforme a seus caminhos, ó casa de Israel.
21. E succedeo aos doze annos, no mez decimo, aos quinze do mez de nossa transportação em cativeiro, que veio a mim hum que escapára de Jerusalem, dizendo, ja ferida he a cidade.
22. Ora a mão de Jehovah estivéra sobre mim a tarde, antes que viesse o escapado, e abrira minha boca, até que chegou a mim pela manhã: e minha boca se abrio, e nunca mais foi mudo,
23. Então veio a palavra de Jehovah a mim, dizendo.
24. Filho do homem, os moradores destes lugares desertos da terra de Israel fallando dizem, Abraham hum só varão foi, e possuio esta terra em herança; porem nosoutros somos muitos, esta terra a nos foi dada em possessão hereditaria.
25. Pelo que dize lhes, assim diz o Senhor Jehovah, a carne com o sangue comeis, e vossos olhos levantais para vossos deoses de esterco, e derramais sangue: e possuirieis esta terra hereditariamente?
26. Atendes-vos sobre vossa espada, cometeis abominação, e contaminais cada qual a mulher de seu proximo: e possuirieis a terra hereditariamente?
27. Assim lhes dirás, assim diz o Senhor Jehovah, vivo eu, que os que estiverem em lugares desertos, cahirão á espada, e que ao que estiver sobre a face do campo, entregarei a a fera, para que o coma, e que os que estiverem em lugares fortes e em cavernas, morrerão de pestilencia.
28. Porque tornarei a terra em assolação e espanto, e a soberba de sua força cessará: e os montes de Israel serão tão assolados, que ninguem passe por elles.
29. Então saberão que eu sou Jehovah, quando eu tornar a terra em assolação e espanto; por todas suas abominações que fizerão.
30. E tu, ó filho do homem, os filhos de teu povo fallão de ti junto ás paredes e nas portas das casas; e falia hum com o outro, cada qual com seu irmão, dizendo, vinde ora e ouvi, que he a palavra, que procede de Jehovah.
31. E elles vem a ti, como o povo costumava vir, e se assentão perante tua face como meu povo, e ouvem tuas palavras, mas não as poem por obra: antes elles lisongeão com sua boca, porem seu coração anda apos sua avareza.
32. E eis que tu lhes es como cantiga de amores, suave de voz, e que bem tange: pelo que ouvem tuas palavras, mas não as poem por obra.
33. Porem quando vier isto, (vedes aqui que vem,) então saberão, que houve Propheta em meio delles.
