Hebreus - Capítulo 4
1. TEMAMOS pois, que deixada em algum tempo a promessa de entrar em seu repouso, não pareça que algum de vósoutros fique atrás.
2. Porque tambem a nós evangelizado nos foi como tambem a elles: mas a palavra da prégação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fe naquelles que a ouvirão.
3. Porque nós, os que já crêmos, entramos no repouso, como disse: Portanto jurei em minha ira, que em meu repouso não entrarão: posto que jásuas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
4. Porque assim, em certo lugar, disse do setimo dia: E repousou Deos de todas suas obras ao setimo dia.
5. E ainda outra vez neste lugar: Em meu repouso não entrarão.
6. Assim que pois resta, que alguns nelle entrão, e que aquelles, aos quaes primeiro foi evangelizado, não entrárão por causa da desobediencia:
7. Outra vez determina hum certo dia, a saber Hoje, dizendo por David, tanto tempo depois: (como dito he) Hoje, se ouvirdes sua voz não endureçais vossos coraçoes.
8. Porque se Jesus os houvéra introduzido ao repouso, depois disso de outro dia não falára.
9. Assim que ainda resta hum repouso para o povo de Deos.
10. Porque aquelle que em seu repouso entrou, o mesmo tambem de suas obras repousou, como tambem Deos das suas.
11. Procuremos pois de entrar naquelle repouso; para que ninguem caya no mesmo exemplo de desobediencia.
12. Porque a palavra de Deos he viva e efficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dous cortes, e penétra até a divisão da alma e do espirito, e das conjunturas e dos tutanos, e he juiz dos pensamentos e imaginaçoes do coração.
13. E não ha creatura alguma encuberta diante delle: antes todas as cousas estão nuas e patentes aos olhos daquelle com quem o negocio havemos.
14. Assim que pois já temos hum Summo Pontifice, a saber a Jesus, o Filho de Deos, que penetrou pelos ceos, retenhamos firmemente esta profissão.
15. Porque não temos hum Summo Pontifice, que de nossas fraquezas se não possa compadecer: antes hum tal, que como nós, em tudo foi tentado, excepto o peccado.
16. Cheguemos pois com confiança ao throno da graça, para que possamos alcançar misericordia, e achemos graça, para sermos ajudados em tempo opportuno.
