Jeremias - Capítulo 30
1. A PALAVRA que veio a Jeremias de Jehovah, dizendo.
2. Assim diz Jehovah, Deos de Israel, dizendo, escreve te todas as palavras, que te tenho fallado, em hum livro.
3. Porque eis que dias vem, diz Jehovah, em que tornarei a catividade de meu povo Israel e Juda, diz Jehovah: e torna-los-hei a trazer á terra, que dei a seus pais, e a possuirão em herança.
4. E estas são as palavras, que fallou Jehovah de Israel e de Juda.
5. Porque assim diz Jehovah, ouvimos voz de tremor: temor ha, porem não paz.
6. Perguntai pois, e olhai, se o macho pare? porque pois veio a cada varão com suas mãos a seus lombos, como a que está parindo? e todos os rostos tornados em amarellidão?
7. Ai! porque aquelle dia he tão grande, que não houve outro semelhante: e tempo de angustia he para Jacob; porem será livrado della.
8. Porque será naquelle dia, diz Jehovah dos exercitos, que eu quebrarei seu jugo de sobre teu pescoço, e romperei tuas ataduras: e estranhos nunca mais se servirão delle.
9. Mas servirão a Jehovah, seu Deos, como tambem a David, seu Rei, que lhes despertarei.
10. Não temas pois tu, servo meu Jacob, diz Jehovah, nem te espantes ó Israel; porque eis que livrar-te-hei de terras de longe, como tambem a tua semente da terra de seu cativeiro: e Jacob tornará, e descançará e sossegará, e não haverá quem o atemorize.
11. Porque comtigo estou, diz Jehovah, para te livrar: porquanto farei consumação de todas as gentes, entre as quaes te espargi; porem de ti não farei consumação, mas castigar-te-hei com medida, e de todo não te terei por innocente.
12. Porque assim diz Jehovah, teu quebrantamento he mortal: tua chaga he dolorosa.
13. Não ha quem julgue tua causa ácerca de inchaço: não tens emprastos de cura.
14. Todos teus amadores já se esquecerão de ti, e não perguntão por ti: porque te feri de ferida de inimigo, e com castigo do cruel; pela grandeza de tua maldade, e multidão de teus peccados.
15. Porque gritas por causa de teu quebrantamento, de que tua dor he mortal? pela grandeza de tua maldade, e multidão de teus peccados, te fiz estas cousas.
16. Pelo que todos os que te devorão, serão devorados: e todos teus adversarios, todos irão em cativeiro: e os que te roubão, serão dados em roubo: e a todos os que te despojão, entregarei em despojo.
17. Porque far-te-hei crecer a saude, e te sararei de tuas chagas, diz Jehovah: porquanto te chamão a engeitada: Sião he, dizem, já não ha quem pergunte por ella.
18. Assim diz Jehovah, eis que tornarei a trazer a catividade das tendas de Jacob, e apiedar me hei de suas moradas: e a cidade será reedificada sobre seu montão, e o palacio estará posto a seu costume.
19. E sahirá delles acção de graças, e voz de folguedo: e multiplica-loshei, e não serão diminuidos; e glorifica-los-hei, e não serão acanhados.
20. E seus filhos serão como da antiguidade, e sua congregação será confirmada perante meu rosto: e farei visitação sobre todos seus oppressores.
21. E seu Honrado será delle, e seu Ensenhoreador sahirá do meio delle, e fa-lo-hei achegar, e achegar-se-ha a mim: porque quem será aquelle, que fique por fiador com seu coração, para achegar-se a mim? diz Jehovah.
22. E ser-me-heis por povo: e eu serei a vosoutros por Deos.
23. Eis que a tormenta de Jehovah sahio com indignação, tormenta espessa: cahirá cruelmente sobre a cabeça dos impios.
24. Não se tornará o ardor da ira de Jehovah, até que não haja feito, e até que não haja cumprido os pensamentos de seu coração: no fim dos dias entendereis isto.
